cirurgias para emagrecer

As cirurgias para emagrecer, conhecidas por cirurgias bariátricas, como a colocação de banda gástrica ou o bypass por exemplo, funcionam modificando o estômago e alterando o processo normal da digestão e absorção dos nutrientes, ajudando a pessoa a perder peso e a ganhar qualidade de vida.

As cirurgias para perder peso estão indicadas para pessoas com IMC superior a 35 ou 40, pois são pessoas consideradas obesas ou com obesidade mórbida e, normalmente, as cirurgias ajudam a perder entre 10% a 40% do peso.

Técnicas para cirurgia bariátrica
Geralmente, as cirurgias para emagrecer são feitas com anestesia geral, e podem ser realizadas por laparotomia, sendo feito um corte extenso para abrir a barriga do paciente, deixando uma cicatriz com cerca de 15 a 25 cm acima da cicatriz umbilical ou através de laparoscopia, sendo feitos alguns buraquinhos no abdômen, por onde passam os instrumentos e uma câmara de vídeo para realizar a cirurgia, ficando o paciente uma cicatriz muito pequena e com aproximadamente 1 cm.

Antes da cirurgia, o paciente deve ser avaliado pelo médico, fazer exame de sangue e realizar uma endoscopia digestiva alta para avaliar se tem condições para fazer a cirurgia bariátrica. Além disso, em casos normais, a cirurgia pode demorar entre 1 a 3 horas e, o tempo de internamento pode variar entre 3 dias a uma semana.

como reduzir o estomago naturalmente

Tipos de cirurgias para emagrecer
As cirurgias ao estômago mais comuns e que ajudam a emagrecer incluem a colocação de banda gástrica, o bypass gástrico, a gastrectomia e o balão intragástrico.

1. Banda gástrica para emagrecer
A banda gástrica é uma cirurgia para emagrecer que consiste na colocação de uma cinta à volta da parte superior do estômago e, que divide o estômago em duas partes, levando a pessoa a ingerir pequenas quantidades de comida, pois o seu estomago é mais pequeno.

Nesta cirurgia não é feito nenhum corte no estômago, este apenas é apertado como se fosse um balão, diminuindo de tamanho. Saiba mais em: Banda gástrica para emagrecer.


2. Bypass gástrico para emagrecer
No bypass gástrico é feito um corte no estômago que o divide em duas partes, um a mais pequena e uma maior. A parte mais pequena do estômago é aquela que fica a funcionar e a maior, embora não tenha função, fica no organismo.

Além disso, é feita uma ligação direta entre o estômago pequeno e uma parte do intestino que, ao possuir um trajeto mais pequeno, leva à absorção de pequenas quantidades de nutrientes e calorias. Saiba mas em: Bypass gástrico para emagrecer.


3. Balão intragástrico para emagrecer
Na técnica do balão intragástrico é colocado um balão no interior do estômago que é de silicone e é cheio com soro fisiológico. Quando o individuo ingere alimentos, estes ficam por cima do balão, dando muito rapidamente a sensação de saciedade.

Esta cirurgia é feita através de uma endoscopia, não sendo necessário anestesia geral e leva a uma perda de até 13% do peso do corpo. No entanto, o balão deve ser removido 6 meses após a sua colocação. Veja mais em: Balão intragástrico para emagrecer.


4. Gastrectomia vertical para emagrecer
A gastrectomia consiste na remoção da parte esquerda do estômago e, é removida a grelina, que é um hormônio responsável pela sensação de fome e, que por isso, leva à diminuição do apetite e à diminuição da ingestão de alimentos.

Nesta cirurgia ocorre a absorção normal de nutrientes, pois o intestino não sofre alterações e, pode-se perder até 40% do peso inicial.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *